FAQ

Na Gaudium, um veículo é adquirido e administrado com uma divisão de propriedade entre até quatro (4) cotistas para motos e carros e de até oito (8) cotistas para os motorhomes. Damos o nome de cotas para cada uma dessas partes. Ou seja, os veículos tem um custo muito mais em conta: carros e motos podem ser adquiridos e mantido por até 25% do custo e motorhomes por apenas 13% do custo – dependendo da divisão de cotas existente no veículo.

O dono do veículo será uma Sociedade Limitada aberta exclusivamente para organizar o uso e propriedade do bem e terá os cotistas como sócios. Este movimento preserva cada um dos cotistas (CPF) deixando a frente de tudo o que acontecer com o veículo uma pessoa jurídica (CNPJ), administrada pela Gaudium, que cuida de toda questão jurídica, contratual e contábil necessária. Assim os apaixonados por veículos têm a segurança e tranquilidade de somente escolher o modelo, cor e acessórios do veículo.

O prazo mínimo é de um (1) ano, mas pode se estender com facilidade, caso o cotista ou a sociedade queiram manter mais tempo o uso do mesmo veículo.

O número de dias depende da quantidade de cotas que possuir. Você poderá ter 90 dias de uso (uma cota de quatro totais, por exemplo), 120 dias de uso (uma cota de três totais) e 40 dias, no caso dos motorhomes – que são divididos em oito (8) cotas. Para ter mais tempo de uso, basta comprar mais cotas do veículo.

Dependendo da situação, de forma imediata! No caso de uma sociedade formada e com uma cota disponível, o novo cotista já pode  usar o veículo. Se o veículo ainda não existe na Garagem, assim que o primeiro cotista firmar contrato a Gaudium buscará interessados para fechar a sociedade. Com a sociedade completa, a compra do veículo é efetivada e o uso começa.

A Gaudium é que vai a procura do veículo desejado. Um cotista pode até trazer um veículo para ser oferecido para cotas ou indicar um veículo para a compra, mas a Gaudium é a fronteira de segurança sobre a procedência, estado atual do veículo, histórico de manutenções, avaliação do estado de originalidade, funcionalidade e necessidade de intervenções ou reformas prévias antes de colocar o veículo para uso. A ficha dos veículos recomendados pela Gaudium é discutida com a sociedade de cotistas antes da compra ser efetuada.

Claro que pode! Faça o pedido, vamos avaliar, entender seu desejo e vamos realizá-lo. Seu sonho pode ser compartilhado por outros aficcionados. Vamos promover a conexão e colocar mais um veículo na Garagem.

A cota é uma propriedade parcial de um bem, então, enquanto o bem existir, ela é sua! O que pode acontecer neste caminho são as seguintes possibilidades:
1) Você individualmente querer vender sua cota ou ao encerrar o contrato mínimo de 1 ano, você não o renova e vendemos sua cota;
2) Você com seus sócios ou por recomendação da Gaudium, decidem vender todas as cotas para a venda do veículo totalmente e resgatar o valor proporcional pelo valor de venda do veículo;
3) Você individualmente ou em conjunto com os seu sócios, decidem vender as cotas e comprar cotas de um outro veículo, então a Gaudium vende cotas do novo veículo para vocês e vende as cotas do antigo veículo;

Sim. A propriedade é sua! A Gaudium irá trabalhar para vender a sua cota ou você pode indicar comprador. Se ele estiver de acordo com o perfil do grupo, for aceito pelos sócios e concordar com as condições dos contratos, a venda é realizada. Você recebe o valor proporcional da sua cota, com base no valor de mercado atualizado do veículo.

Não. Quanto mais você rodar, mais satisfeito e alegre estará!

A ideia é que você tenha muitas histórias para contar com o seu veículo dos sonhos! Na formação da sociedade, definimos o estilo de uso do veículo e juntamos os cotistas para uma sociedade com perfil de estilo de uso parecido. Uma moto estradeira para ir ao Atacama, um motorhome para aquelas férias merecidas ou um carro para ir aos eventos e encontros em outras cidades…é isso que queremos que você comece a fazer!

Para os carros e motos não é preciso acessar sistema, negociar dias ou ter aprovação prévia dos sócios-cotistas. O primeiro cotista que iniciar a sociedade, inicia o uso. No dia previamente indicado pela Gaudium, o cotista usuário deixa o veículo em nossa garagem. No final do mesmo dia, o cotista da vez vai pegar o veículo…simples assim! No mínimo, cada cotista ficará uma semana (7 dias) com o veículo, sendo um dia parcial para higienização e eventual manutenção preventiva agendada e mais seis (6) dias inteiros).
Para osm Motorhomes, os cotistas acessarão um aplicativo próprio para o agendamento dos dias de uso individuais. No app, tomarão conhecimento de possíveis desistências e/ou poderão fazer o reagendamento de utilização em função de imprevistos, de acordo com as normas preestabelecidas.

Cada cotista será o responsável para levar o veículo até às 9 horas da manhã a uma garagem comercial designada pela Gaudium, que também será o ponto de troca para o próximo cotista retirar o veículo a partir das 17 horas do mesmo dia. A única exigência necessária é deixar o veículo na garagem com o tanque cheio…a Gaudium cuida de higienização e eventuais intervenções para que o próximo cotista já saia com o carro pronto para uso e limpo.
Se algum cotista não puder entregar o veículo na garagem designada, a Gaudium oferece o Leva e Traz. O cotista vai arcar com os custos do serviço.

Pode sim! A Gaudium administra e ajusta toda a agenda com os sócios-cotistas, fazendo o máximo para o veículo rodar. O aviso precisa ser dado com pelo menos 48 horas de antecedência.

Pode acontecer. Às vezes um cotista “passa a vez” para outro. O veículo passa por manutenção preventiva e/ou corretiva. A agenda precisa ser revista e então o acúmulo de uso semanal acontece. Porém, a Gaudium tem a missão de equilibrar a utilização do veículo entre todos os cotistas dentro do período de contrato e vai fazer os ajustes para que esse objetivo seja alcançado.

A Gaudium faz uma avaliação cadastral de cada interessado e dependendo do veículo, definimos algumas condições iniciais. Por exemplo: somente pessoas a partir de 30 anos e com três(3) anos de habilitação na categoria A podem ter uma cota de moto. Dependendo do estilo e cilindrada, o interessado deve comprovar experiência prévia com motocicletas de 600 cilindradas ou maiores. Se não tiver, encaminhamos o interessado para fazer um curso de pilotagem específico.

Os especialistas da Gaudium definem o uso adequado para cada tipo de veículo. Na formação da sociedade, um questionário especial é aplicado: o Termo de Condições de Uso, que define as possibilidades de uso do veículo em Track Days, Arrancadas, Subida de Montanha, Trilhas, Exposições e Viagens. Ao assinar o contrato, o cotista toma ciência da forma como deve usar veículo, inclusive as penalidades em caso de descumprimento das normas. A Gaudium faz o papel de “síndico do condomínio” e aplica as regras firmadas da sociedade.

Sim! Os veículos têm o seguro indicado por especialistas da Gaudium. Funciona da mesma forma que o seguro automotivo oferecido pelas corretoras e seguradoras, com regras de prêmios, coberturas e assistência previamente alinhadas para cada veículo. A Gaudium negocia o volume da frota total da Garagem com as fornecedoras. Dessa forma, potencializa a redução de custo para os cotistas. coloca o seguro em nome da sociedade formada para o uso do veículo (CNPJ), utilizando um perfil livre.

Nas regras da sociedade, essa possibilidade é delimitada, já que isso interfere na contratação de seguro. Porém, o cotista será responsável por tudo o que acontecer com o veículo durante o período de uso.

A fração do valor total de um bem já é um facilitador para o acesso, mas podemos facilitar ainda mais caso a caso com parcelamentos diretos com a Gaudium. Por exemplo, podemos formatar uma assinatura compartilhada. O processo é igual as assinaturas de carros nas concessionárias e locadoras, o veículo fica em nome da Gaudium e cada cotista paga a sua parte da mensalidade da assinatura!
E temos outras formas…não deixe seu sonho esperando. Entre em contato

Sim. Há mensalidades como acontece em um condomínio, todas as despesas do período com o veículo são divididas entre os cotistas conforme as regras de rateio previamente acordadas. Também acontece o rateio de despesas de administração da Gaudium para manter o carro higienizado, com a documentação em dia, gestão da sociedade, agendamentos, gestão de fornecedores de serviço variados etc

São os custos necessários para manter o veículo em plena circulação e que um dono individual teria que arcar sozinho: IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório, Emplacamento (para os veículos 0 km), Manutenção Preventiva (a que o fabricante recomenda em períodos definidos), Manutenção Preditiva (aquela que exige troca de peças ou serviços pelo uso do veículo, como pneus e pastilhas de freio), Seguro, Rastreador e eventuais personalizações e restaurações que a sociedade queira fazer no veículo.

Dividimos os custos em fixos (aqueles que existirão se o veículo rodar ou não) e em variáveis (que serão os custos gerados pelo uso do veículo). Os custos fixos serão rateados igualmente entre os cotistas (de forma proporcional a quantidade de cotas) e os custos variáveis serão divididos proporcionalmente ao uso de cada cotista, fato aferido pela quilometragem.
Vamos dar alguns exemplos para ficar mais claro:
1) Custos fixos: Seguro, IPVA e Licenciamento são exemplos de despesas que serão divididas entre os cotistas de forma igual. Caso o cotista tenha mais cotas do veículo, vai arcar com os custos referentes ao número de cotas.
2) Custos Variáveis: No cenário de cotas iguais entre três(3) cotistas de um veículo, a despesa de revisão de 10 mil km de um veículo comprado 0 km é dividida de acordo com a quilometragem de uso. Por exemplo, se o cotista “A” rodou 5 mil km e os outros dois rodaram 2,5 mil km cada um, o cotista “A” pagará por 50% do custo da revisão e os outros 2 cotistas arcarão com 25% cada um. Pneus, pastilhas, discos de freio e rolamento são outros exemplos de custos variáveis.

A cada dia de troca nossa equipe realiza um check list que verificará as condições gerais do veículo e fará o registro no diário do veículo. Se for encontrada uma avaria, o cotista que estava usando o veículo arcará com os custos necessários para o conserto. A Gaudium se encarrega de selecionar, negociar e enviar o carro para um fornecedor adequado para cada necessidade

Todos os carros terão seguro e/ou atendimento especializado de Assistência 24 horas. O cotista tem um 0800 da Gaudium para casos de emergência. Nesse caso, o cotista recebe toda a orientação e é atendido com base nas apólices e raios de atendimento de acordo com o que foi pactuado na sociedade. A Gaudium presta todo o suporte!

Quando há comprovação de fato alheio a responsabilidade do condutor do veículo e de acordo com as regras da sociedade, a divisão do custo da avaria será feita entre todos os cotistas..

Se o veículo puder aguardar a semana de uso do cotista que causou a avaria, daremos preferência a esse período para o conserto. Se os dias necessários para o reparo forem maiores que um período de uso, prejudicando por consequência todos os cotistas na agenda, os dias parados serão descontados do direito de uso futuro do cotista causador da anomalia.

O veículo sempre será entregue ao cotista com o tanque cheio. No dia de troca, ele tem o compromisso de deixar o veículo com o tanque cheio novamente. Se o veículo não for entregue com o tanque cheio, a Gaudium se compromete a encher o tanque e cobrará uma taxa de abastecimento do cotista que causou a anomalia

Temos várias formas para garantir o uso adequado do veículo:
1) A Gaudium faz uma alinhamento do perfil de usuário com a sociedade já formada (no caso de substituição de cotista que saiu). No caso de nova sociedade, a Gaudium procura alinhar expectativas de uso do interessado com uma entrevista e encontra sócios com o mesmo perfil para entrar na sociedade;
2) A Gaudium assume a gestão de conservação do bem para que esteja sempre adequado ao uso, garatindo segurança para o condutor e para o trânsito em geral, recomendando intervenções no veículo e sabendo quem causou eventual anomalia;
3) É formada uma Sociedade Limitada entre os sócios, gerida pela Gaudium, que contempla regras, responsabilidades,  padrões de uso do veículo e convivência entre os sócios, prevendo até penalidades em caso de descumprimento;
4) Todos os veículos têm rastreador e telemetria. De acordo com preceitos da Lei Geral de Propriedade de Dados (LGPD), a Gaudium gerencia o uso do veículo, acompanha o comportamento de uso de cada condutor, fornecendo orientações para a sociedade cuidar do veículo da melhor forma.

Se a sociedade de cotistas decidir pela locação do veículo como forma de obter renda extra, a Gaudium também pode oferecer esse serviço. A Gaudium e os parceiros têm expertise e podem operar locações em nome da sociedade, cuidando de toda a documentação, gestão, contrato, agenda, cobrança e higienização dos veículos, além de operar uma conta corrente onde o percentual alinhado do valor da locação fica para a sociedade.
Para os Motorhomes, a locação para terceiros fica habilitada para os dias ociosos. As receitas da locação retornam para a sociedade dona do veículo. Muitas despesas do dia a dia do veículo podem ser pagas com as locações, o que pode garantir o retornar de uma parte do investimento.